Pomada para Pano Branco: Qual o melhor tratamento?

A pomada para pano branco e os medicamentos indicados no tratamento deste problema, em geral, são antifúngicos. Eles precisam ser prescritos por um dermatologista ou clínico geral, podendo-se usar como gel, comprimidos ou pomada, dependendo do quão severo são os sintomas.

Pano branco é tido como uma doença infecciosa da pele. É conhecida cientificamente como Tínea versicolor ou também Pitiríase versicolor. É causada por alguns fungos que fazem surgir manchas acastanhadas ou brancas, em especial na região do tronco e dos braços.

pomada para pano branco 2

Pomada para pano branco

Se você está sofrendo deste problema, saiba que há diversas opções que são eficientes no tratamento do pano branco, tais como:

  • Medicamentos aplicados onde a pele foi afetada;
  • Comprimidos de uso oral, mas estes precisam ser prescritos por um dermatologista ou clínico geral;
  • Creme ou pomada, como terbinafina, clotrimazol e cetoconazol, por exemplo, devem ser usadas de 2 até 3 vezes por dia, nas regiões afetadas até que as lesões desapareçam. Mas isso pode levar até 3 semanas;
  • Solução gel aquosa ou shampoo, como o hipossulfito de sódio 20%, ciclopirox olamina, sulfeto de selênio 2% e cetoconazol, podendo passar nas regiões quando estiver tomando banho, por até 4 semanas;
  • Cápsula ou comprimido, como cetoconazol, fluconazol ou itraconazol, cuja posologia, em geral, varia conforme a substância utilizada.

Em determinados casos, os médicos podem recomendar o uso de vários medicamentos simultaneamente, como a aplicação tópica da pomada e a ingestão dos comprimidos.

Remédio para pano branco

Um dos órgãos mais expostos e sensíveis que existe no corpo humano é a pele. Tanto por isso, todas as alterações que se são imediatamente percebidas. Diversas vezes, acaba se tornando um gatilho para a perda da autoestima.

É importante, em termos de saúde, assim como estéticos, atentar-se às diversas alterações apresentadas pela pele. O pano branco, como exemplo, não é grave, mas acaba sendo persistente.

pomada para pano branco 3

Para a prevenção do pano branco, certas medidas podem se mostrar eficazes:

  • Evitar locais úmidos e quentes;
  • Não usar óleos enquanto se expor ao sol;
  • Secar a pele bastante, especialmente depois de ir a piscinas e clubes;
  • Usar roupas mais leves;
  • Controlar os pontos oleosos da pele.

Bicarbonato de sódio

Colocar 3 colheres do bicarbonato de sódio dentro de um litro de água. Misture e, após o banho, passe a mistura na região afetada, deixando agir por cerca de 10 minutos.

Limão

Essa fruta cítrica também é responsável por auxiliar na eliminação do problema. Esfregar meio limão na região afetada, deixando agir por cerca de 15 minutos, enxaguando bem depois.

Folhas de aipim

Um chá de aipim pode ser bastante importante para quem quer eliminar rapidamente o pano branco. Neste caso, deve-se ferver por mais ou menos 15 minutos umas 3 folhas do aipim em 250 ml de água. Coar e passar a mistura na pele afetada.

Pepino

Cortar um pepino, colocar de molho no álcool e deixar a mistura descansar por mais ou menos 2 dias. Em seguida, basta aplicar onde há o pano branco.

Ácido bórico

Essa substância deve ser utilizada de forma tópica. Misturar, portanto, um pacote de ácido bórico (pequeno) em cerca de 250 ml de álcool. Aplicar diariamente a mistura sobre a micose.

Enxofre

Essa é uma das principais substâncias que consegue eliminar o pano branco da pele sem dificuldades. O tratamento consiste em fazer uso de 1 pitada do enxofre diariamente, junto com as principais refeições. Esse elemento vitamínico é capaz de favorecer a eliminação da doença.

Pano branco na pele

A Pitiríase versicolor tem o nome popularesco de pano branco. É um tipo de micose, originária de fungos que surgem naturalmente em certas partes nas camadas mais superficiais da pele. São manchinhas brancas, que também surgem em colorações variáveis (de castanhas a vermelhas) em alguns casos.

pomada para pano branco 4

É uma lesão que surge em diversas partes do corpo. No entanto, são mais comumente encontradas onde há mais oleosidade, como o couro cabeludo, o dorso e o tórax anterior”, contou Tatiane Curi, uma dermatologista do estado de São Paulo.

O pano branco tem sua causa nos fungos que já existem na pele. Contudo, os sinais se manifestam por meio de fatores externos e internos, como sudorese, calor e umidade. De acordo com os especialistas, há vários fatores que favorecem o hospedeiro, como fazer uso de substâncias anticoncepcionais, substâncias imunossupressoras, corticóides e desnutrição. Ficar atento a esses elementos pode ajudar a prevenir a condição!

  • Mancha na pele de coloração esbranquiçada indo para o vermelho, assim como o castanho;
  • Com formato oval ou arredondado;
  • Coberto de escamas finas;
  • Coceira excessiva.

Tratamento para pano branco

Em situações ditas normais, os organismos “se dão bem” com os fungos. Entretanto, determinados casos, como pele excessivamente oleosa, queda na imunidade, problema hormonal e excesso de suor, podem provocar o micro-organismo para que ele reaja nocivamente com a pele.

Existem remédios naturais ótimos, portanto, para serem associados com o tratamento medicamentoso, que são a utilização de sabonetes de enxofre e solução de água com bicarbonato de sódio. Tudo isso possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que facilitam a redução e eliminação total do problema em questão.

pomada para pano branco 1

Como tirar pano branco em uma semana?

Para que o pano branco desapareça mais rápido, é preciso adotar determinados cuidados em relação a pele, tal como ao lavar, secar bem as regiões afetadas antes que os medicamentos sejam aplicados, evitar o acúmulo de suor e gordura, assim como o uso de produtos gordurosos. Além do mais, também é extremamente importante que se evite a exposição a luz do sol. Para isso, deve-se usar protetores diariamente toda vez que for sair.

Dessa forma, a pele melhorará gradualmente, com a tonalidade ficando mais uniforme. Com aproximadamente 1 semana, é possível perceber os resultados. Contudo, em vários casos, as diferenças de coloração podem permanecer mesmo depois da infecção ser curada.

Como citado acima, nos casos mais persistentes, é ideal que se consulte um especialista, no caso, o dermatologista. Ele irá avaliar o estado da doença em particular, fazer o diagnóstico e indicar qual será o tratamento mais adequado.

Se você gostou dessas dicas e vai usufruir delas para resolver este problema, compartilhe conosco a sua situação e se ela foi solucionada! Deixe um comentário!

Deixe um comentário